Segunda-feira, Dezembro 11Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias.- Harry Benjamin

Tartarugas Domesticas

O QUE DEVE SABER ANTES DE COMPRAR UMA TARTARUGA

Á cerca de 7 anos adquiri a minha primeira de 2  tartarugas, a primeira quando compramos tinha apenas  4 cm de diâmetro.

Na altura não entendia nada da espécie. E um pouco por impulso, numa feirinha de domingo adquirimos a única tartaruga que o vendedor  tinha a venda. Na altura nem se  quer pensamos nas condições que tinha que ter para oferecer ao novo bichinho.

E ai um novo membro chegava a família, ah não esquecer de dar um nome, nesta fase é impossível saber o sexo da tartaruga por isso tente encontrar um nome unissexo, a nossa ficou com nome “Xavi”.

  • 1º Dica – Conhecer primeiro onde vai alojar a sua tartaruga, pois ela vai crescer

O primeiro habitat da primeira das minhas tartarugas

Na altura adquiri um aquário para tartarugas, daqueles em plástico de tamanho pequeno, igual ao da foto, e coloquei o lago dentro de casa.

Na altura com apenas uma tartaruga todas as semanas tinha que desmontar tudo e lavar o aquário das tartarugas e no final não esquecer lavar também a tartaruga.

 

  • 2º Dica – Tem que ter disponibilidade para a manutenção e higiene da sua tartaruga, se não tem disponibilidade pense duas vezes antes de adquirir o bichinho

Como fazer higiene da tartarugas 

  • 3º Dica – Use uma escova de dentes velha para limpeza da tartaruga, facilita na hora de limpar e remover as cascas da carapaça

 

Por quase imposição da namorada passado um ano adquirimos outra tartaruga, tinha pena da Xavi pois não tinha companhia,  as tartarugas são bichinhos solitários, e não há problema em viver para sempre sozinhas, mas como todos o seres, é sempre bom uma companhia, mas tenha sempre em atenção se for uma diferença muito grande de tamanho e o espaço do aquário não for muito grande, na hora de alimentar elas podem se agredir, e a maior pode magoar a mais novinha.

 

  • 4º Dica – Se tiver com ideias de adquirir uma companhia para o seu bichinho, faça-o no imediato ou o quanto antes, para não existir muitas diferença entre as duas tartarugas.

 

  • 5º Dica – Na hora de ter mais que um bichinho tenha sempre em mente que o trabalho vai ser a dobrar, pois serão 2 tartarugas a sujar

As tartarugas

Quando adquiri a segunda tartaruga, já agora ficou com o nome “Verdoscas”, devido a sua coloração muito verde,  a “Xavi” já estava quase com 6 cm de diâmetro.

O novo hospede tinha cerca de 4 cm, a adaptação das duas tartarugas foi imediata, na altura também adquirimos um aquário maior.

Desta vez em vidro e tinha cerca de 30 cm x 20 cm, junto com o aquário adquirimos um mini filtro para ver se reduzia o numero de limpezas.

  • 6º Dica – Com 2 tartarugas a despesa também aumenta, 2 bichinhos comem mais, sujam mais, além disso com aquisição do filtro é mais uma despesa.

Também adquirimos um aquecedor de água, para altura de inverno. Mas atenção na minha opinião é um acessório desnecessário, pois as tartarugas comem o suficiente nas alturas de calor para aguentar o inverno, ou seja seguindo assim o ciclo natural das tartarugas.

Evite gastos desnecessarios
  • 7º Dica – Não compre o aquecedor, pois junto com o aquecer vai de certeza querer comprar o termómetro. Assim poupara ao evitar o investimento no aquecedor, assim no inverno gastará menos em ração.

 

Passados cerca de 2 anos já as tartarugas estavam com cerca de 10 cm de diâmetro, e o aquário 30 x 20 já se tornava muito pequeno. Foi ai que adquirimos um aquário próprio para tartarugas com 60 cm x 30 cm, já com uma rampa também em vidro revestido com relva artificial. Como era um aquário com maior capacidade também adquirimos um filtro de maior capacidade igual ao da foto, com melhor capacidade de filtragem e com um filtro para redução de odores.

Tenha sempre em atenção o local onde vai deixar o aquário das tartarugas pois elas necessitam de uma boa exposição solar, pois esta espécie adora apanhar banhos de sol

  • 8º Dica – Tenha sempre em atenção que terá que ter um lugar para colocar o aquário á medida que elas vão aumentando de tamanho, e esse lugar terá que ter uma boa localização solar.

Os banhos de sol das tartarugas

Este ultimo aquário tornou-se pequeno ao fim de 6 anos já as tartarugas estavam com cerca de 15 cm e 17 cm. Nesta altura já a “Verdoscas” estava maior que a “Xavi”, foi ai que decidimos fazer uma lago no jardim…

  • 9 º Dica – Embora um animal de estimação pouco comunicativo, falem com as vossas tartarugas pois garanto que elas reconhecem o dono

 

  • 10º Dica – Cuida sempre das tuas tartarugas da melhor forma possível, pois lá na frente será recompensado. Nunca o abandone pois para além de ser o seu companheiro, sendo uma espécie invasora. Quando é abandonado torna-se uma ameaça as espécies nativas pois espalha-se de forma descontrolada.

Caso não lhe seja possível manter as turtles consigo, tente sempre encontrar alguém que fique com elas. Certifique-se sempre que serão bem cuidadas.

Existem também instituições com capacidade e condições para recolher este tipo de animais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *